Editora Abril usa Django para site especial
Publicado em 29/04/2008 às 9h15
No blog do Juliano Barreto, da revista Info, tem uma entrevista com Fábio Paiva, um dos responsáveis pelo site "Abril no centenário da imigração japonesa", feito a toque de caixa com Django. Leia um trecho da entrevista abaixo e depois visite o site no endereço http://japao100.abril.com.br/.
Porque vocês escolheram o Django? Quais foram as outras opções consideradas?
Fábio Paiva — Escolhemos o Django pela rapidez que um framework de desenvolvimento nos proporcionaria na execução do projeto. Tínhamos um site muito complexo para ser feito, com várias ferramentas colaborativas, e que precisava ser desenvolvido em um prazo muito curto. Analisamos também a possibilidade de utilizar Java, PHP, Plone ou Ruby on Rails, mas o Django foi o que melhor atendeu nossas expectativas para o projeto.
Google App Engine é lançado com Python e Django
Publicado em 08/04/2008 às 10h50
O Google lançou um ambiente para aplicações web chamado App Engine e escolheu o Python como primeira linguagem a ser suportada pelo sistema. Os 10 mil primeiros desenvolvedores que se cadastraram no serviço já têm acesso à toda a funcionalidade do Python aliada à escalabilidade da estrutura de banco de dados (Big Table), autenticação com contas do Google e vários outros serviços. Eles têm 500Mb de espaço em disco e capacidade para servir cerca de 5 milhões de pageviews por mês de graça.
O que chama bastante a atenção é que a linguagem padrão de templates do App Engine é a do Django, e que eles também incluíram uma versão completa (v0.96.1) do framework para quem quiser usar.
Também é possível fazer upload de versões mais atualizadas do Django para o serviço, e na lista django-developers já começou a conversa para a implementação de um backend com suporte para Big Table.
A maior dificuldade para se rodar uma aplicação Django em ambiente de produção tem sido toda a configuração de servidor que precisa ser feita, o que desanima alguns iniciantes. Segundo o Guido van Rossum - criador do Python e integrante da equipe que fez o App Engine - a idéia é tirar isso da mão do desenvolvedor e deixá-lo se concentrar apenas no seu código.
É fácil perceber o potencial que um serviço como esse tem para a popularização de uma linguagem como o Python e o que significa ter o Django como framework padrão instalado nele. Que venham as multidões! :)