Lançado o livro oficial sobre Django
Publicado em 19/12/2007 às 11h47
Em uma experiência de edição colaborativa, os autores Adrian Holovaty e Jacob Kaplan-Moss escreveram o livro "The Definitive Guide to Django: Web Development Done Right" (O Guia Definitivo de Django: Desenvolvimento Web Feito Corretamente). A base do livro já existia em formato online no site djangobook.com e permitia comentários em qualquer parágrafo.
Depois de mais de 2,5 mil contribuições ao texto os autores lançaram a versão final em papel e atualizaram a versão online, que pode ser acessada de graça e continua recebendo correções e aprimoramentos.
Django Brasil ganha espaço na mídia
Publicado em 06/12/2007 às 18h43
A revista Info da editora Abril, uma das mais lidas publicações de informática do Brasil, deu destaque para o Django nas suas duas últimas edições. Veja a seguir uma síntese do que foi publicado.
Não é um bug! É uma funcionalidade!
Na edição de novembro Info fez uma avaliação do framework com o título "O Django cria sites a jato". O repórter Toni Cavalheiro analisou os prós e os contras do framework, deu nota 7,6 e fechou o texto com uma afirmação curiosa:
"(...) é fácil concluir que se trata de uma excelente ferramenta, que traz grande produtividade no desenvolvimento. A única ressalva é que ela só vale a pena para quem já desenvolve em Python. Se não for esse o caso, é melhor investir em um framework mais amigável (...)"
O fato de Django ser escrito em Python é mesmo uma desvantagem? Vários membros da lista de discussão da comunidade Django Brasil manifestaram seu descontentamento com a afirmação da revista. Entre a "Turma do Python" - termo usado no texto para se referir aos programadores - uma coisa ficou clara: a Info pisou na bola ao tratar a linguagem mais como um empecilho à adoção do Django do que uma vantagem. Talvez a solução seja perguntar para quem usa Python se é mesmo tão difícil assim aprender...
Fama e fortuna com Django
Na matéria da edição de dezembro o enfoque é "carreira" e o título é uma pergunta: "Django dá dinheiro?". A repórter Cibele Gandolpho revelou para todo o país em quanto alguns dos membros mais proeminentes da comunidade Django Brasil conseguiram aumentar sua renda depois de adotar o Django para desenvolver projetos. Pelos valores que o pessoal declarou na matéria, ficou claro que a resposta à pergunta do título é mesmo "sim".
"Esses são (...) exemplos da diferença que o Django já começa a fazer na carreira profissional - e no bolso - dos desenvolvedores que adotaram essa ferramenta"
A rapidez de desenvolvimento e facilidade para reutilização do código foram os pontos-chave defendidos pelos entrevistados. Vale notar que a repórter entrou na lista de discussão e interagiu com a comunidade durante a apuração da matéria. Na ordem em que aparecem no texto foram citados: Allan Douglas de Oliveira, Marinho Brandão, José Pereira, Andrews Medina, Guilherme Mesquita Gondim e Christiano Anderson.